Entenda o que é essa estratégia, o papel no mercado e como aplicá-lo na indústria na química.
O ESG na indústria química é uma estratégia muito importante para conquistar uma reputação positiva ao usar os recursos naturais. Além disso, o contato direto com os colaboradores, fornecedores e clientes, gera resultados ainda mais satisfatórios, incentivando outras indústrias a adotar este modelo de negócio socioambiental e de governança.
Os impactos positivos também beneficiam diretamente a maneira como o seu produto é oferecido aos consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar produtos de empresas sustentáveis. Por isso, investir em práticas ESG se mostra cada vez mais importante, principalmente na indústria química.
O que é ESG?
A sigla ESG representa “Environmental, Social and Corporate Governance” em inglês, ou traduzindo, “Ambiental, Social e Governança”. De maneira prática, podemos dizer que essas siglas representam um conjunto de boas práticas e padrões que possibilitam à empresa verificar se as suas operações se preocupam com o meio ambiente, são socialmente conscientes e gerenciadas corretamente.
Dessa forma, é possível que sejam desenvolvido produtos ou serviços que levam em conta esses princípios. Por isso, a busca dos consumidores por empresas que utilizam essas estratégias está aumentando, pois mostra que o negócio prioriza a qualidade e a sociedade, visando algo além dos lucros.
Por que usar o ESG na indústria química?
A indústria química sempre foi muito pressionada pela sociedade para reduzir os impactos ambientais em suas atividades. Contudo, em um setor industrial onde a inovação e as pesquisas para adotar uma postura inovadora e desenvolver soluções ideais para cada necessidade, o ESG se destaca de maneira positiva.
Adotar essas estratégias permite que a indústria química norteie o caminho, adotando alternativas sustentáveis. Embora pareça simples o processo de colocar no mercado produtos que não agridem o meio ambiente, o processo industrial possui diversas etapas. Portanto, para adotar realmente uma postura correta, que se preocupe com sustentabilidade, as siglas ESG devem fazer parte de todo processo produtivo.
É necessário ter um olhar sensível para os impactos reais das atitudes da empresa, mesmo que não se sinta os impactos de imediato. Afinal, nada adianta colocar um produto sustentável no mercado, mas não fabricá-lo com a mesma preocupação.
Aplicando o ESG
A necessidade e importância de integrar o ESG, com os cuidados em sustentabilidade e governança se mostra cada vez mais, principalmente na indústria química. A ética aliada à sustentabilidade se mostra fundamental para operações de sucesso e para conquistar a confiança do público.
Dessa forma, o investimento em sustentabilidade te ajuda a ter muitos retornos positivos, não apenas para a imagem do negócio, mas também financeiro. Segundo estudos realizados Mc Kinsey & Company, os consumidores tendem a pagar mais por produtos sustentáveis, estimando um mercado de US $10 trilhões nos próximos 30 anos.
Mas como aplicar o ESG na indústria química? Existem algumas práticas que podem ser adotadas. Por exemplo.
Práticas ambientais
- Utilizar energia renovável e limpa nos projetos;
- Reutilização de água;
- Implementação de sistemas de tratamento de efluentes e reciclagem;
- Avaliar todos os efeitos da sua produção e reduzir os riscos;
- Utilizar a logística reversa, ou seja, reciclar o produto depois do uso do consumidor.
Social
- Conduta e valores éticos;
- Transparência com colaboradores e clientes;
- Respeito às legislações;
- Analise dos produtos para uma gestão adequada de risco químico;
- Ambiente de trabalho seguro.
Governança
- Programas anticorrupção;
- Canais de denúncias;
- Auditorias independentes para analisar o andamento e aplicações dos processos na empresa;
- Avaliação da integridade dos fornecedores;
- Acompanhamento dos projetos socioambientais.
Como adquirir matéria-prima para indústria química que atenda o ESG?
Para atingir um produto de qualidade, primeiramente é preciso contar com matérias-primas de alta performance. Entretanto, um dos maiores desafios da indústria química é contar com fornecedores que estejam tão preocupados quanto você com as boas práticas de ESG.
Por isso, a sua melhor opção é contar com a Aromat. Há mais de 30 anos no mercado de distribuição de produtos químicos, somos referência nacional em distribuição e qualidade de matérias-primas, como pigmentos, aditivos, agentes reológicos, solventes e óxidos de ferro.
A nossa gestão integrada permite que a nossa empresa desenvolva, distribua e comercialize produtos químicos de maneira responsável. Assim, seguimos buscando continuamente a satisfação dos nossos clientes e o respeito da comunicada e o meio ambiente.